Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


 

 
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Workshop

Workshop I - Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise
Curso:

Workshop I - Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise

Professor Responsável: Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah
Professores (as): Profª. Dra. Edina Mariko Koga da Silva
Me. Regis Bruni Andriolo
Ma. Maria Eduarda Puga da Silva

EMENTA

Revisão Sistemática é um tipo de estudo secundário, cujo objeto de análise é constituído por ensaios clínicos controlados e randomizados. Tem sido considerado Nível I de evidência que subsidia a tomada de decisão em saúde humana, uma vez que reúne todos os achados científicos relativos ao tratamento e à prevenção de situações clínicas de interesse, de forma criteriosa, explícita e sistemática. Por se tratar de um recurso que norteia ações dentro do paradigma da Medicina Baseada em Evidências, o aprendizado de sua metodologia torna-se indispensável, não só no momento da tomada de decisão junto ao paciente, mas, também, na aplicação racional de recursos em questões que realmente merecem investigação.

OBJETIVOS GERAIS

Conhecer a Colaboração Cochrane, principal organização mundial geradora de Revisões Sistemáticas.
Conhecer o método da Revisão Sistemática.
Conhecer a principal base de dados de Revisões Sistemáticas do Mundo, a The Cochrane Library

OBJETIVOS ESPECíFICOS

  • Facilitar a compreensão das razões que motivaram a criação da Colaboração Cochrane;
  • Facilitar a compreensão da estrutura organizacional da Colaboração Cochrane;
  • Facilitar a compreensão dos mecanismos de manutenção da Colaboração Cochrane;
  • Capacitar o aluno a formular uma pergunta que envolva uma condição clínica e uma estratégia terapêutica proposta;
  • Apresentar ao aluno as estratégias de busca sistemática por ensaios clínicos controlados, como também por estudos considerados de menor evidência que possam contribuir para a confecção apropriada de contexto, discussão e conclusão;
  • Apresentar ao aluno as estratégias para a seleção de estudos com potencial para inclusão em uma Revisão Sistemática em uma Revisão Sistemática
  • Apresentar ao aluno o método de combinar resultados de estudos distintos (metanálise), seus benefícios e limitações;
  • Capacitar o aluno a acessar a The Cochrane Library e localizar Revisões Sistemáticas, ensaios controlados e estudos de avaliação tecnológica.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Apresentação

    Profª. Dra. Edina Mariko Koga da Silva (8:30hs - 9:30hs)

    O Paradigma da Medicina Baseada em Evidências que motiva a realização de Revisões Sistemáticas;
    A tomada de decisão em saúde humana, por intermédio das evidências baseadas em uma Revisão Sistemática em uma Revisão Sistemática

    A Colaboração Cochrane

    Me. Regis Bruni Andriolo (9:40hs - 12:40hs)

    A Colaboração Cochrane;
    Organização, missão, função e realizações da Colaboração Cochrane; Apresentação de recursos padrão de aprendizado em Revisões Sistemáticas em Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane; Definição de Revisão Sistemática e revisão narrativa; Vantagens de uma Revisão Sistemática; Validade interna e externa de uma Revisão Sistemática; Limitações de uma revisão sistemática; Como realizar uma Revisão Sistemática; Critérios gerais de avaliação de qualidade de estudos primários; Conceito e aplicação da metanálise; Quais os requisitos para a realização de uma Revisão Sistemática; Como atualizar uma Revisão Sistemática;

    Busca Por Informações Nas Principais Bases de Dados da Literatura Médica Mundial

    Profª Ma. Maria Eduarda Puga (14:00hs - 17:00hs)

    Como acessar as diferentes bases de dados disponíveis gratuitas, de forma idealmente ampla, sistemática e reprodutível.
    The Cochrane Library;
    Medline via Bireme;
    Medline via PubMed;
    Estratégia de Busca nas diferentes bases de dados supra-citadas

    ESTRATÉGIAS

    A aula será expositiva, com recurso audiovisual oferecido por material multimídia, incluindo datashow e microcomputador. Todo o período de ensino será aberto a perguntas e discussões que despertem a reflexão do aluno durante todo o momento de aula.

    AVALIAÇÃO

    Haverá avaliação em modo dissertativo em dois momentos. No primeiro, o objetivo será observar o conhecimento prévio do aluno. No segundo, ao término da aula, com o propósito de observar seu aproveitamento.

    MATERIAIS DE APOIO E ESTRUTURA

    Slides impressos em folha sulfite, com espaço para anotações que julgarem pertinentes.
    Laboratório informatizado com capacidade para 20 alunos sendo 2 alunos por notebook.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA

    Curso On-line de Revisão Sistemática e Metanálise

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

    Atallah NA. Estrutura mínima de um projeto de pesquisa clínica. Revista Diagnóstico & Tratamento 2002;7(4):35-39

    Atallah AN. Systematic reviews of medical literature and metanalyses. Sao Paulo Med J. 1996 Sep-Oct;114(5):1285-7.

    Mulrow CD. Rationale for systematic reviews. BMJ 1994; 309:597-9.

    Dean Fergusson, Kathleen Cranley Glassb, Brian Huttona and Stan Shapirob. Randomized controlled trials of aprotinin in cardiac surgery: could clinical equipoise have stopped the bleeding? Clinical Trials 2005; 2: 218 - 232.

    Hadhazy, Andrew Herxheimer, Jos Kleijnen and Heather McIntosh Ole Olsen, Philippa Middleton, Jeanette Ezzo, Peter C Gã¸tzsche, Victoria. Quality of Cochrane reviews: assessment of sample from 1998. BMJ 2001;323;829-832.

    Dean R Hess. What Is Evidence-Based Medicine and Why Should I Care? Respir Care 2004;49(7):730 - 741.

    Susan Mallett and Mike Clarke. How many Cochrane reviews are needed to cover existing evidence on the effects of terventions in healthcare? Evid. Based Med. 2003;8;100-101.

    Público Alvo
    Profissionais da área da Saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educador físico, etc...

    Inscrição
    R$ 200,00

    Duzentos Reais a ser pago no ato da inscrição no Centro Cochrane do Brasil

    Rua Pedro de Toledo, 598 Vila Clementino - São Paulo - SP
    Fone/Fax: 11 - 5575-2970 / 5579-0469
    20 Vagas

    Observações
    Horário / data / local
    Dia 26 de Agosto - terça-feira
    Horário: 8:30h às 17:00h - Sala de Aula - Laboratório (Rua Borges Lagoa, 564 6º andar Conj. 63)